A Prefeitura de Guapimirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, prepara uma programação voltada para a terceira idade amanhã (14/6). São atividades recreativas, de integração e interação social em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa a ser celebrado na próxima quinta-feira (15). Todas as atividades ocorrerão no Centro de Convivência do Idoso e da Juventude, na Rua Eduardo Garcia, nº 64, no Centro de Guapimirim, ao lado da Praça da Emancipação.

Programação:

7h – aulão de ginástica e zumba.

8h – roda de conversa “Violência contra a Pessoa Idosa e Saúde do Idoso.

9h30 – aulão de dança de salão.

10h – manhã de beleza (corte de cabelo, manicure e design de sobrancelha).

A comemoração foi antecipada, por conta do feriado de Corpus Christi na próxima quinta-feira (15).

“A atenção à terceira idade é uma de nossas prioridades. Buscamos oferecer atividades inclusivas e de valorização da pessoa idosa. Mais do que levantar a autoestima, queremos conscientizá-los sobre seus direitos. Apresentaremos a eles seus direitos e sobre a importância de denunciar casos de maus-tratos, os quais geralmente são cometidos por membros da família”, destacou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Paula Machado.

Sobre a data

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou, em 2006, o 15 de junho como Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi criada em parceria com a Rede Internacional de Prevenção de Maus-tratos contra Idosos (Inpea). O objetivo é sensibilizar a sociedade a combater as diversas formas de violência física, sexual e psicológica cometidas contra pessoas acima dos 60 anos.