Fique por dentro

FÓRUM DE POLÍTICAS DE CULTURA REÚNE ARTISTAS E PRODUTORES CULTURAIS LOCAIS

Postado por Ascom em 12/jun/2017 - Sem Comentários

Aconteceu neste final de semana, o Fórum de Políticas de Cultura de Guapimirim. O evento que contou com cerca de 200 pessoas nos dois dias, tem como objetivo ouvir quem produz cultura na cidade e que precisa de apoio da administração municipal para divulgar suas produções, atrações e shows.

No sábado (10/06), o Fórum teve início com a Bateria Guapimirim do Amanhã, e a apresentação das crianças empolgou a todos com uma animada interpretação. Na sequência aconteceram palestras com a Professora PhD do Programa de Pós-Graduação em Memória Social, Edlaine Gomes, o Professor do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade, Dr. Otair Fernandes e o Diretor artístico da companhia de jovens Griôts e Diretor da ONG “Se essa rua fosse minha”, Professor Antônio Cesar, que falaram de diversos assuntos, como políticas públicas, as dificuldades encontradas pelos artistas e sobre preconceitos religiosos, raciais e culturais.

Após a pausa para o almoço, o evento teve continuação e contou com a presença do Prefeito Zelito Tringuelê, que conversou e parabenizou a todos os artesãos que estavam expondo seus trabalhos. Se mostrando muito orgulho com o evento ele afirmou “nossa cidade é um celeiro de talentos”.

A última palestra a acontecer foi com a Supervisora Executiva de Projetos Especiais da Rede Globo, Tatiana Dale, que falou sobre o projeto Cultura do Diálogo, que consiste em escutar a população para saber quais projetos a emissora deve levar à cidade. Além de tirar dúvidas e ouvir sugestões, como o projeto ‘Cachoeiras de Cultura’, sugerido pelo Prefeito Zelito.

Após as palestras cada segmento das sete classes artísticas, sendo elas música, literatura, artes cênicas, audiovisual, patrimônio e museu, cultura popular, artes visuais e economia criativa, se reuniu para elencar suas demandas para que o poder público possa atuar e apoiar o desenvolvimento da cultura e das artes. Ao longo do dia aconteceram apresentações musicais, exposição de quadros e artesanatos, geladeiroteca, dança biblioteca comunitária e muito mais. O encerramento aconteceu com apresentações de artistas locais e convidados. O evento também contou com uma tenda da Secretaria de Turismo, que contava com vídeos e livros sobre as belezas naturais da cidade.

No domingo (11/06), o segundo e último dia do Fórum. O início aconteceu com um encontro onde cada segmento das sete classes artísticas, se reuniu para concluir sua relação de demandas iniciada no dia anterior.

Em seguida, cada seguimento indicou um representante que levou a público suas solicitações e sugestões, como por exemplo, a criação de uma agenda cultural e mais festivais de arte na cidade. Além de indicarem nomes para irem à votação no Conselho Municipal de Cultura.

“Esta foi uma grande iniciativa, e fico muito feliz em ver toda essa participação da população guapiense”, afirmou o Vice-prefeito e Secretário da Casa Civil, Pastor Ricardo.
Ao final, o Secretário de Cultura, Luiz Claudio de Oliveira, que mediou o Fórum, agradeceu a todos e afirmou “estou completamente extasiado com toda essa interação e com as ideias”, e completou, “tenho certeza de que muita coisa boa vai acontecer em Guapimirim, este Fórum foi o primeiro grande passo para o desenvolvimento do Plano Municipal de Cultura”.

A partir do resultado do Fórum de Políticas de Cultura, o poder público irá avaliar de que forma deve atuar para apoiar o desenvolvimento da cultura e das artes. Entre as autoridades presentes nos dois dias de evento estiveram o Secretário de Turismo Humberto Costa, o Subsecretário de Turismo, Maurício Almeida e o Secretário de Administração, Ares Torres, o Secretário de Esportes e Lazer, Nielsen Krizek e o Secretário de Obras e Serviços Públicos, João Maurício.

Deixe uma resposta