Guapimirim realiza feira do meio ambiente

Postado por Diego em 10/jun/2017 - Sem Comentários

A Prefeitura de Guapimirim, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente, realizou uma grande feira, nessa sexta-feira (9/6), em celebração à Semana do Meio Ambiente, na Praça Paulo Terra, no Centro de Guapimirim. O objetivo do evento foi conscientizar a população a preservar a natureza com ações sustentáveis.

Na ocasião, o prefeito Zelito Tringuelê plantou um pé de jequitibá e o nomeou de Robinho Matruco. Essa foi a forma que encontrou para homenagear o amigo que faleceu no ano passado.

“Meu amigo continuará conosco tanto em pensamento quanto nesta árvore nativa de nossa região. O Robinho sempre sonhou com dias melhores para Guapi”, comentou Zelito Tringuelê.

Animais como araras, macaco-prego e uma cobra fizeram parte da exposição.

A ONG Gente, por meio do ativista Saulo Freitas, fez um protesto contra a caça e a criação ilegal de animais silvestres. Ele ficou dentro de uma gaiola. A entidade tem colaborado com ações sustentáveis, recreativas e culturais nos últimos meses.

Houve exposição de alimentos orgânicos sem uso de agrotóxico por parte de produtores rurais familiares, campanha contra o tabagismo e a vacinação contra a gripe e a febre amarela. Estudantes da rede municipal de ensino apresentaram alguns dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, valendo destacar a produção de um jornal a partir de papel reciclado, cuja matéria prima é produzida por eles mesmos. A escritora Edilza Sousa Aguiar Vieira Prado lançou seu livro ‘Maquito Muriqui’, voltado para crianças entre 5 a 8 anos.

O Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (GSFMA) e a Guarda Parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) expuseram os equipamentos utilizados no combate a incêndios florestais.

A concessionária de águas Fontes da Serra apresentou uma maquete de seu sistema de coleta e distribuição de água no município de Guapimirim.

A cooperativa Nascente Pequena apresentou o incrível trabalho artesanal produzido a partir do lixo, entre eles a produção de bolsas a partir de lonas.