Prefeitura de Guapimirim apresenta o programa Família Acolhedora

Postado por Diego em 08/jun/2017 - Sem Comentários

Você já ouviu falar no programa Família Acolhedora? Trata-se de um dos mais importantes projetos de solidariedade, cidadania e inclusão social do país. Famílias se cadastram para abrigar em suas casas por determinado período crianças, adolescentes ou grupos de irmãos que estejam em situação de abandono e/o risco pessoal e social. Nos lares temporários, os jovens terão amparo, carinho e desfrutarão de um ambiente familiar e de integração comunitária.

A Prefeitura de Guapimirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, apresentará o programa à população às 15h da próxima terça-feira (13/6), no Grêmio Recreativo Musical, na Rua Professor Rocha, nº 215, no Centro.

“Estou muito empolgada para implantarmos esse programa em Guapimirim. O mesmo já existia na teoria, mas nunca foi colocado em prática na cidade. Tenho certeza que vários munícipes vão querer abraçar a nossa causa e que acolherão essas crianças como se fossem seus filhos. É muito mais sadio do que a criança ou o jovem ficar num abrigo. Isso contribui positivamente para elevar sua autoestima”, expressou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Paula Machado.

É importante destacar que NÃO se trata de adoção. Essas crianças e jovens ficam num lar temporário por até seis meses até retornarem para a família biológica ou substituta. Esse prazo pode ser estendido por até dois anos. A família acolhedora recebe uma ajuda de custo de um salário mínimo pelo tempo que o assistido permanecer no lar temporário.

Veja os principais pré-requisitos para participar do programa:

•    Pessoas maiores de 25 anos.
•    Morar em Guapimirim por pelo menos dois anos.
•    Não estar participando de nenhum processo de adoção
•    Estar em plenas condições de saúde física e mental.
•    Não ser dependente químico (ex.: drogas e álcool).
•    Não possuir pendências judiciais.
•    Todos os membros da família devem estar de acordo com o acolhimento.
•    Ter disponibilidade de tempo e interesse em oferecer proteção e amor.

As inscrições poderão ser feitas no site da Prefeitura de Guapimirim ou diretamente no programa Família Acolhedora.