Semana do Meio Ambiente tem palestra e oficina

Postado por Diego em 06/jun/2017 - Sem Comentários

A terça-feira (6/6) foi de palestra e oficina de conscientização ambiental em celebração à Semana do Meio Ambiente. Os eventos ocorreram no Centro de Convivência do Idoso e da Juventude, no Centro de Guapimirim, e contou com a palestrante Sandra Arruda, que apresentou o tema “Reaproveitamento: mocinho ou vilão? Um olhar romântico para os resíduos sólidos”.

Sandra Arruda é educadora ambiental e graduanda em Biologia com grande experiência no ramo de empresas de petróleo, e abordou a necessidade da reutilização de materiais ou a reciclagem dos mesmos em vez do descarte. A palestrante destacou a importância do lixo como valor agregado, que passa a ter outra finalidade, e deu o exemplo de garrafas pet, que podem ser reaproveitadas em trabalhos artesanais. Ela também citou legislações específicas como a Lei nº 12.305/2010 que trata dos resíduos sólidos.

Já a oficina de trabalhos artesanais foi comandada por Helena Goulart, que já trabalha com o tema há bastante tempo, inclusive em instituições públicas. Ela mostrou como o lixo pode virar luxo.

Também foram distribuídas receitas de alimentação sustentável a partir do reaproveitamento das cascas de legumes e frutas. O material foi elaborado pela coordenadora do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Centro, Nabila Pereira.

O evento contou com a presença dos secretários municipais de Ambiente, Pierre Dutra, a de Assistência Social e Direitos Humanos, Paula Machado, e o de Turismo, Humberto Costa, além do coordenador ambiental Alexandre Donato, e de agentes da Guarda Ambiental.