Maio Amarelo em Guapimirim receberá moção na Câmara Municipal

Postado por Diego em 29/mai/2017 - Sem Comentários

O movimento Maio Amarelo em Guapimirim, que busca conscientizar motoristas e motociclistas sobre como evitar acidentes de trânsito, receberá uma moção de aplausos amanhã (30/5), às 10h, na Câmara Municipal. A cerimônia é aberta ao público.

A homenagem, proposta pelo presidente do legislativo, vereador Pitter Silva, se deve ao trabalho desempenhado pela Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (SSEOP) que, por meio dos agentes da Guarda Municipal, tem conversado com condutores e alertado sobre os perigos de se dirigir embriagado, sem o uso de cinto de segurança e de equipamentos de proteção.

No período de abril de 2016 a abril de 2017, apenas o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Guapimirim registrou 11 casos de atropelamentos, 49 colisões, 18 quedas de motocicletas e 16 quedas de bicicletas na cidade. Os dados não incluem os atendimentos feitos pelo Corpo de Bombeiros, mas o que se tem, por si só, já justifica o porquê de a Prefeitura de Guapimirim ter aderido ao movimento Maio Amarelo, neste mês de maio de 2017.

Na última sexta-feira (26), a Guarda Municipal atuou próximo ao Cambucás, no Centro, onde realizou uma abordagem educativa na qual alguns clientes se dispuseram a fazer o teste do bafômetro. O objetivo era mostrá-los que um simples copo de bebida alcoólica é suficiente para afetar a condição de dirigir. Os testes do etilômetro foram entregues aos clientes.

Já na quinta-feira (25), o policial Emílio, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou palestra na Escola Municipal Acácia Leitão Portela, em Parada Modelo, a convite da Guarda Municipal, e abordou leis de trânsito, índices de acidente e destacou a importância de se respeitar o código de trânsito e a sinalização.

O Maio Amarelo vai até o fim deste mês, e é realizado em vários países. Em março de 2010, a Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.