A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil por meio da Guarda Civil Municipal vem realizando diversas ações de mobilização em prol do movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo conscientizar a população para prevenir acidentes no trânsito.

Ontem (24/05), os agentes estiveram na Escola Municipal Professora Ilza Junger Pacheco, no Vale do Jequitibá, onde fizeram uma palestra reforçando a importância da atenção no trânsito e contaram com grande interação dos alunos, que participaram compartilhando casos pessoais de acidentes no trânsito. A apresentação dos guardas foi reforçada com vídeos de depoimentos e com a exposição de um carro destruído em uma tragédia ocorrida no ano passado.

Ao final das palestras os agentes distribuíram panfletos com 10 dicas sobre prevenção no trânsito. “A educação no trânsito deve ser iniciada desde cedo, pois acreditamos que as crianças são o princípio da vida, e dessa forma teremos em curto, médio e longo prazo, seres humanos mais orientados e cientes de seus deveres para um trânsito mais seguro”, afirma o Comandante da Guarda Civil Municipal, Leandro Fiusa.

Hoje (25/05), as ações continuaram no posto de gasolina em Parada Modelo, no local os agentes da guarda abordaram, principalmente, os condutores que paravam para abastecer, distribuindo panfletos e reforçando recomendações como a cautela no trânsito, o uso do cinto de segurança, não falar ao celular, já que esta é uma das grandes distrações para quem está dirigindo.

O Maio Amarelo é um movimento mundial estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu o período de 2010 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Em Guapimirim as ações acontecem até o final do mês em diversos locais do município.