Você já conhece o projeto Adote uma Árvore?

Postado por Diego em 17/mai/2017 - Sem Comentários

Olá, guapiense,

Você já conhece o projeto Adote uma Árvore? O mesmo começou a ser implantado neste início de 2017 pela Prefeitura de Guapimirim, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), e é muito simples. O morador que desejar obter uma muda de planta, para colocá-la na residência ou em outro local, poderá solicitá-la gratuitamente junto ao Setor Fitossanitário da secretaria, pelo telefone (21) 2632-2252 ou diretamente na Estrada do Bananal, 1.919, Bananal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O projeto busca o apoio da comunidade para proporcionar educação ambiental e promover políticas públicas de preservação da natureza. O morador adotará a planta e será responsável por cuidar dela.

As mudas obtidas pela SEMA não geram nenhum custo para a administração municipal, que as recebe por meio de compensações ambientais destinadas aos municípios que investem em preservação ambiental e práticas sustentáveis. Guapimirim é uma cidade privilegiada pela natureza e busca ser uma referência ecológica no país.

O plantio de mudas teve como ponto de partida a praça no Vale do Jequitibá, em outubro do ano passado, por conta da carência de árvores no bairro. Uma segunda etapa aconteceu em dezembro do mesmo ano e a terceira, durante o carnaval de 2017. No entanto, a ação iniciada em 2016 não tinha como foco a participação popular, mas agora tem por meio do projeto Adote uma Árvore.

A princípio o morador só ganharia uma muda para plantar na residência mediante o compromisso de fazer o mesmo em área pública como praças e calçadas. No entanto, a SEMA decidiu suspender essa obrigatoriedade, a fim de gerar maior participação dos guapienses.

No último dia 21 de abril, as equipes do Esporte Clube Central e do Rotary Club realizaram a arborização de mudas de Ipê e Pau-Brasil na praça do Vale do Jequitibá e em ruas próximas, ao repor as que estavam quebradas e colaborando com a prefeitura.

Participe, adote uma árvore!