Fique por dentro

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Postado por Ascom em 22/mar/2017 - Sem Comentários

Aconteceu hoje (22), o encerramento das Rodas de Conversas realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social em comemoração ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. Nos dois dias do evento, os palestrantes Ana Cristina Duarte, Secretária Nacional para Assuntos de Diversidade; Rafael Belmiro, Secretário da Juventude do Estado do Rio e Rodiana Caldas, publicitária, discutiram temas relacionados às mulheres e aos jovens negros.

Rodiana Caldas discursou sobre o empoderamento da mulher no mercado de trabalho, e também sobre a importância da mulher ser ela mesma. Além disso, a palestrante citou a fala da primeira parlamentar negra do Brasil Antonieta de Barros:

“Não será tristeza do deserto presente que nos roube as perspectivas de um futuro melhor (…), onde as conquistas da inteligência não se degenerem, em armas de destruição, de aniquilamento; onde os homens, enfim, se reconheçam fraternalmente. Será, contudo, quando houver bastante cultura e sólida independência entre as mulheres para que se considerem indivíduos. Só então, cremos existir uma civilização melhor.”

Durante a Roda de Conversa, Ana Cristina Duarte, falou sobre a mulher negra no mercado de trabalho e das dificuldades que sofrem para chegar aos altos cargos de emprego. E Rafael Belmiro falou sobre a importância dos jovens se conscientizarem sobre a igualdade dos negros nos diversos setores sociais.

Segundo Paula Machado, primeira dama e Secretária de Assistência Social de Guapimirim, as mulheres são figuras icônicas e poderosas, todas têm o poder e a força para conseguirem se tornar o que desejarem. “Este tipo de encontro é importante para nós mostrarmos para as mulheres guapienses o quanto elas são fortes e capazes de conquistar seus sonhos”, finalizou Paula Machado.

Deixe uma resposta