Nova Guarda Civil Municipal é entregue à população

Postado por Ascom em 24/fev/2017 - Sem Comentários

A cerimonia de formatura do primeiro curso de aperfeiçoamento profissional da Guarda Civil Municipal de Guapimirim, nesta quinta-feira (23), na Praça Paulo Terra, reuniu autoridades, familiares dos agentes e moradores da cidade. O evento foi marcado pela emoção e por novidades no que se refere a Segurança Pública.
Além formar e apresentar os novos uniformes da GM – Guapimirim, a prefeitura expôs o novo design das viaturas das tropas e promoveu uma simulação com os dois primeiros cães de faro adquiridos pela pasta para auxiliar no trabalho preventivo. A expectativa é que os animais já atuem durante os festejos deste carnaval.
Em seu discurso, o prefeito de Guapimirim, Zelito Tringuelê, não escondeu a satisfação de poder, em apenas 53 dias de governo, restruturar a segurança da cidade.
“Quero dizer a cada um de vocês que vamos concentrar todos os esforços para que haja definitivamente a segurança que sonhamos em nossa cidade. Eu, da mesma forma que vcs quero segurança para meus filhos, para nossas famílias.
Após Zelito, foi a vez do vice-prefeito e secretário da Casa Civil, Pastor Ricardo fazer suas considerações. Olhando fixamente para o prefeito, ressaltou sua capacidade gerencial e empenho de todos os secretários.
“Eu não nunca vi um governo que fizesse tanto em tão pouco tempo. Parte disso se deve ao nosso líder, Zelito, que com seu empenho está motivando toda equipe. Esse é um momento histórico, porque a partir de agora a Guarda de Guapimirim nunca mais será a mesma”, concluiu Pastor Ricardo.
Durante o curso, os 63 agentes da Guarda municipal tiveram noção de direito, atendimento pré-hospitalar, primeiros socorros, resistência e uso de equipamento não-letal, entre eles, o spray de pimenta e o taser.
Ao fazer uso da fala, o secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Leonardo Rodrigues, leu uma carta escrita por um dos Guardas Municipais formados, comovendo o público. Em seguida, lembrou da liberdade concedida pelo prefeito para montagem da equipe de trabalho. Ele também falou das condições em que encontrou a tropa no início da gestão.
“A guarda municipal, que até então era uma espécie de ‘faz tudo’ da prefeitura de Guapimirim, agora tem função definida de forma clara no estatuto elaborado pelo município e aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal. Além dessa medida, a prefeitura implantou a Corregedoria Geral de Segurança e o Regimento Interno para disciplinar as atividades dos agentes. A proposta é preparar a Guarda para atuar junto à Polícia Militar na repressão da criminalidade. Por isso mesmo que, pela primeira vez, desde que foi criada há 16 anos, os profissionais passaram por uma capacitação. Me sinto orgulhoso de ter colaborado para isso, em nome do prefeito, Zelito Tringuelê”, disse Leonardo.
Um grande tapete vermelho foi estendido para a passagem da Tropa. À frente deles, familiares acompanhavam orgulhosos a postura dos agentes. O evento emocionou inclusive a delegada titular da 67ª DP de Guapimirim, Dra. Verônica Oliveira, que ao ser convidada para discursar, às lágrimas, reforçou a importância da paz e da união entre os agentes públicos.
No palco, o prefeito promoveu a entrega das homenagens a todos os Guardas Municipais do Rio de Janeiro que vieram a Guapimirim, já que gratuitamente estiveram na cidade prestando as capacitações aos agentes do município. Ao término da cerimônia os servidores proferiram o juramento e retiraram os certificados de conclusão de curso.
Além da Dr. Verônica, o evento contou com a presença do comandante do 34° Batalhão da Polícia Militar de Magé e Guapimirim, o tenente-coronel Ranulpho Souza Brandão Filho, do comandante da academia da Guarda Municipal do Rio, o Inspetor Idnei Teixeira, que esteve representando a Inspetora Geral da GM- Rio, Tatiana Mendes e do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Pitter. Também marcaram presença todo secretariado municipal e autoridades locais.