III Seminário do Pacto Nacional da Alfabetização Pela Idade Certa

Postado por Cláudio Calabaça em 14/dez/2014 - Sem Comentários

IMG_4731-okO Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal dos Estados e Município de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oitos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Esse pacto vem trazer uma nova representação social do processo de Alfabetização.

No dia 13 de dezembro aconteceu na Escola Municipal Acácia Leitão Portella o III Seminário do Pacto da Alfabetização na Idade Certa. Estiveram presentes a Secretária de Educação Profª Maria Cecília de Faria Pinto, a Diretora do Departamento Pedagógico Profª Ana Amélia Ulrich Mendes Ferreira, Profª Helena Falcão, o Vereador Osvaldo Pereira, Profª Gilmara Garcia Marques, Profª Sandra Regina Izidoro da Silva, Coordenadora do Pacto em Guapimirim.

O Seminário é uma consolidação das ações do ano de 2014, que teve como foco a Formação dos professores em Linguagem Matemática. A cada encontro vemos o despertar dos professores. O evento contou com apresentações das crianças da E.M.Tuffy Nicolau Habib com a História “ Você troca” e o teatro e a Bruxinha atrapalhada de Eva Furnare a apresentação foi linda, contamos ainda com a linda cantata de Natal da Escola Municipal Enedir Seixas Chaves. Vários temas foram abordados pelos professores, o Seminário foi um espaço de divulgação dos resultados das ações obtidas por meio da Formação Continuada promovida pelo Pnaic. Cerca de 120 pessoas participaram do belíssimo Seminário, entre professores Alfabetizadores, Orientadores e Diretores das Unidades Escolares.